5/19/2007

Tingimento Tradicional


O modo mais tradicional de tingir é com as tintas Guarani, Tupi ou similar, em água quente, ferva em bastante água, em quantidade suficiente para que o tecido nade dentro da água e mexendo sempre para se evitar manchas.

Adoro tingir os "tom tom", gosto mais de tingir em cima do creme do que do branco, pois assim obtem-se uma cor mais queimada. E gosto de criar degradês, numa panela coloco 2 litros com uma colher de chá de pó, na próxima para a mesma quantidade de água 2 colheres e assim vou aumentando ou dimuindo gradativamente.

Também gosto de tingir com a cor bege da guarani, pois os tons de bege que conseguimos é muito bom. Outro efeito muito legal é tingir primeiro de cinza bem clarinho e depois tingir novamente com outra cor. Observem os tons de verde.

O efeito é também muito bom com estampadinhos de fundo branco, aí geralmente tinjo com o bege, fica parecendo importadinhos.

5/16/2007

Tingimento 24 cores




Estou na fase do tingimento, quero fazer um trabalho usando sómente tecidos tingidos. Existem vários métodos para se tingir os tecidos, um dos métodos que me atrai muito é o tingimento conhecido por 24 cores, onde com apenas tres tubinhos de tinta Guarani ou similar, obtemos 24 cores diferentes de manchadinhos.

Usamos para este tingimento tres tubinhos, sendo um de cada cor primária: azul, vermelho e amarelo. Usamos como mordente hidóxido de carbono, conhecido como barrilha e facilmente encontrado em casa que vendam produtos para piscina, e um fixador para pós tingimento. O resultado é fantástico. Confiram!!!