5/29/2006

Meu Cantinho







Meninas,

Resolvi mostrar e contar um pouco sobre o meu cantinho.


É assim: Moro em uma Vilinha, construída pelo meu avô Raphael, que ao chegar da Espanha, lá pela década de 30, foi construindo uma casinha após a outra, e assim construiu cinco casinhas. Delas viveu de aluguel por muito tempo.

Após a morte de meus avós, esta vila foi dividida entre eu e meu tio. Eu herdei a parte do fundo, o que muito me agradou, pois é uma raridade, em São Paulo, morar próximo ao metrô e com uma área igual a que hoje eu tenho.

Então fiquei com três casinhas e mais o terreno, duas delas eu uni efiz uma só, que é a casa onde moro. A outra como não pretendia mais alugar fiz dela a minha Tenda do Patch.

Na casinha que se transformou em minha área de pacth, é onde trabalho com meus projetos, e aos poucos tenho adaptado para ficar confortável e funcional. É aí que recebo minhas amiguinhas, minhas alunas e se realizam muitos projetos. Tingimos tecidos, trocamos idéias, planejamos trabalhos, tomamos chá e comemos bolo e sempre rimos e relaxamos muito.



Esta é a sala de entrada. Transformei uma estante velha de ferramentas do vovô em uma estante onde coloco minhas bonecas, alguns dos presentinhos que ganhei, meus livros, apostilas e projetos já prontos.

















Nesta mesma sala fica o ármario com tecidos, que tento, na medida do possível, mantê-lo arrumado por cores ou padrões. Isto me facilita na hora da escolha de tecidos para os projetos. Muitas vezes tenho a colaboração da Taynã e do Victor nesta arrumação, em troca de algum dinheirinho ou de uns pacotinhos de figurinhas ou de um chocolate branco...(rs) Mas sempre é uma ajuda!!!

Ainda nesta sala, fiz um painel com isopor recoberto de flanela. Quando tenho projetos em andamento vou montando-o aí. Assim consigo ter uma visão melhor do projeto todo. Posso ir alterando a posição dos blocos, acrescentando ou tirando detalhes. Atualmente tenho o projeto do BDM de um grupo de patch, em fase final.

A outra sala é a minha área de trabalho e ficou assim:

Aqui é um cantinho dos projetos, onde escrevo, desenho e passo para o papel a organização de como farei cada projeto. Tenho aqui, lápis, papel, quadro branco. Tudo isto me facilita o planejamento.

Aqui emendei uma escrivaninha (também do falecido vovô) com uma porta, que fiz uma pintura de pátina como a da estante e uso de balcão. Este balcão é bastante útil, pois ficou da mesma altura da mesa da máquina de costura e com isso o trabalho com peças grande é facilitado.

A escrivaninha tem gavetas e uma parte que sai para fora, que uso para colocar o ferro pequeno, o que me permite passar as costuras sem ter que me levantar .

Percebam que reciclei quase tudo do porão, mas investi em uma cadeira ergonometra com braços e rodinhas, regulagem de assento e encosto. Isso ajuda a cuidar de minha coluna que já tem uma cirurgia de hérnia de discoe com isso uma prótese entre as vértebras.

Do outro lado fica uma tábua de passar roupa e um cantinhos com UFOS e To Do.

Na outra parede a pretinha que restaurei e uso nas super produção, pois além de aguentar qualquer trabalho, sem esquentar motor, acho-a masi macia e não trepida como a Bella. Aqui tenho também outro quadro daqueles de isopor com flanela. Durante o dia vou acompoanhando a evolução dos projetos.

A cozinha uso para a parte de tintas. É onde faço tingimento de tecidos e outras pinturinhas.


Na frente desta minha tendo do patch, vem minha inspiração ... tenho um quintal que apesar do trabalhão em mantê-lo é minha grande paixão. É onde as crianças brincam, sobem nas árvores, balançam em cordas e muitas vezes colhemos jabuticabas e deitamos em redes para descansar e ouvir ois pássaros, afinal ninguém é de ferro!!!

Como vocês devem ter notado moro num lugar humilde, mas extremamente aconchegante e confortável. Dentro da minha casa montei também uma salinha para projetos pequenos e quando quero estar mais próxima das crianças e do maridão, então usei uma salinha e criei um mini atelier. Onde tenho uma mesinha para corte, uma para máquina, um puf e uma fonte.

Meninas, todas estão convidadas para conhecer meu cantinho. Me sinto assim como que morando em um sítio, em plena capital de São Paulo, com as crianças correndo pelo quintal, os gatos se espreguiçando pelos cantos, meu espaço de patch e as árvores.

Prometo bolo de fubá e café quentinho!!

Beijocas

Telma

10 comentários:

Meu Cantinho disse...

Teste

Patricia Rosana disse...

Telma, que cantinho lindo e harmonioso que mvocê conquistou!Parabéns!bjs Patricia Rosana 29/05/2006

Celia disse...

oi Telma ... Seu cantinho é lindo!!! Lindo demais ... um cantão isso sim ... e cheinho de trabalho lindõ...Amei conhece-la e obrigada por compartilhar com a gente essa gostosura ... beijão para vc...Célia, em 29/05/2006

Aceoni disse...

Oi Telma, simplesmente maravilhoso este seu cantinho entre as árvores, com direito a pé de jabuticaba e tudo o mais. Seu avô deve estar orgulhoso vendo lá de cima que vc transformou este espaço deixado por ele em algo critivo e aconchegante. Beijos, Aceoni, em 29/05/2006

Catia Vansan disse...

Telma

Qq dia vou tomar um café com vc! Muito chamoso seu cantinho

Li de Liége disse...

Telma...
minha prima que mora ai quer aprender a fazer patch e lembrei de ti...
Podes me passar teu endereço? ainda tens meu endereço lá da lista do PdoB? beijosss
liége

Anônimo disse...

Telma, adorei o seu cantinho, sou iniciante em patch e gostaria de maiores informações sobre cursos, gostaria de saber em qual bairro vc esta?
por favor me responda para: cleideabr@uol.com.br.

Obrigada!!

Drica disse...

q linda a tua casa, teu cantinho! adorei e parece ter mto carinho em tudo! :D
teu blog é lindo e teus trabalhos tbm! bjao! parabens!

Lilás - Mania de Tecido by Naná disse...

Parabénssssss!!!!!!!

bjs

Fernanda disse...

Olá Telma, conheci seu blog e viagei nele.
Vc está de parabéns , realmente é muito aconchegante mesmo.
Sou de São Roque, mas nascida e criada em São Paulo na Vila Mariana.
Estou iniciando no patchwork há 1 ano e estou achando divino.

Dá uma olhadinha no meu flickr. Tem pouca coisa mas estou produzindo dentro do que disponho de tempo.


http://www.flickr.com/photos/cantinhodossonhos/

Beijos

Fernanda